Miguel Uribe Londoño, pai do senador Miguel Uribe Turbay, anunciou nesta sexta-feira (22) que disputará a Presidência da Colômbia pelo partido de direita Centro Democrático no lugar do filho, assassinado em agosto.
De acordo com comunicado da legenda, Uribe Londoño solicitou ingressar no processo interno de escolha do candidato “em representação de toda a família” de Uribe Turbay. O partido confirmou a inclusão do nome dele na disputa pelas primárias que definirão o concorrente à eleição de 2026.
Assim como o filho, o novo pré-candidato pretende fazer oposição ao governo do presidente Gustavo Petro. Com a entrada de Uribe Londoño, o Centro Democrático passa a ter cinco pretendentes ao Planalto de Nariño: os senadores María Fernanda Cabal, Paloma Valencia, Paola Holguín, Andrés Guerra e o próprio Londoño.
Uribe Londoño tem experiência política anterior, com atuação nos anos 1990. Durante o funeral do filho, ele declarou que “as ideias de Miguel estão mais atuais do que nunca”, condenou a violência e pediu que “essa loucura seja contida em 2026”.

Imagem: Bruno Sznajdermancom informações da ag via gazetadopovo.com.br
Miguel Uribe Turbay, 39 anos, morreu em 11 de agosto, dois meses após ser atingido por dois tiros na cabeça em atentado ocorrido em 7 de junho, em Bogotá.
Com informações de Gazeta do Povo