Home / Política / PF indici​a Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por tentativa de obstrução de Justiça

PF indici​a Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por tentativa de obstrução de Justiça

rss featured 19314 1755814980
Spread the love

A Polícia Federal indiciou na quarta-feira, 20 de agosto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sob acusação de tentativa de obstrução de Justiça na investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado.

No mesmo inquérito, o pastor Silas Malafaia foi alvo de mandado de busca e apreensão enquanto desembarcava no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Crimes atribuídos

Segundo a PF, pai e filho teriam praticado coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Atuação nos Estados Unidos

O indiciamento ocorre no âmbito da apuração sobre as ações de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, consideradas pela Polícia Federal uma tentativa de pressionar autoridades brasileiras.

Mensagens reveladas

Relatório final da corporação inclui trocas de mensagens no WhatsApp entre Jair e Eduardo Bolsonaro. Os diálogos mostram tensões e até ofensas do deputado ao ex-presidente. Também aparece o pastor Silas Malafaia manifestando descontentamento com a forma usada por Eduardo para divulgar tarifas impostas pelos EUA ao Brasil.

PF indici​a Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por tentativa de obstrução de Justiça - Imagem do artigo original

Imagem: Gazeta do Povo via gazetadopovo.com.br

Resistência a anistia e apoio no STF

Documentos analisados pela PF indicam que Jair Bolsonaro resistiu a tomar qualquer iniciativa concreta sobre a pauta da anistia. O material também aponta que um ministro do Supremo Tribunal Federal teria oferecido apoio ao ex-presidente, o que, segundo investigadores, aumentou o isolamento do ministro Alexandre de Moraes.

Debate ao vivo

Os desdobramentos do caso serão tema do programa “Última Análise” desta quinta-feira, 21 de agosto. Participam da transmissão o jurista André Marsiglia, o vereador Guilherme Kilter e o escritor Francisco Escorsim.

Com informações de Gazeta do Povo