Home / Internacional / Atletas cubanos abandonam delegação durante Jogos Pan-Americanos Juvenis no Paraguai e podem solicitar asilo

Atletas cubanos abandonam delegação durante Jogos Pan-Americanos Juvenis no Paraguai e podem solicitar asilo

rss featured 18252 1755265385
Spread the love

Quatro atletas de Cuba que participam dos Jogos Pan-Americanos Juvenis de 2025, em Assunção, deixaram a delegação de seu país na quarta-feira (13) e são tratados pelas autoridades paraguaias como desertores. A possibilidade de pedido de asilo político não está descartada, segundo o governo local.

De acordo com o ministro do Interior do Paraguai, Enrique Riera, os competidores se afastaram do grupo durante um passeio turístico e não retornaram ao hotel. A chefia da equipe cubana comunicou o desaparecimento à polícia, que passou a investigar o caso. “Em princípio, presumimos que possam solicitar refúgio ou asilo à Comissão Nacional de Apátridas e Refugiados (Conare)”, afirmou Riera na quinta-feira (14).

Foram identificados como desertores os remadores Félix Puente Batista, Robert Landy Fernández e Keiler Ávila Núñez, além da jogadora de handebol Suannet de la Caridad Nápoles. Até a manhã desta quinta, nenhum deles havia apresentado pedido formal de proteção internacional.

Os Jogos Pan-Americanos Juvenis reúnem mais de 4 mil atletas de 40 países, com disputas em 28 esportes e 42 modalidades. A competição começou em 9 de agosto e termina em 23 de agosto.

Casos semelhantes não são inéditos: dados oficiais do governo cubano indicam que, em 2023, cerca de 190 atletas de alto rendimento desertaram durante compromissos internacionais, entre eles o boxeador Andy Cruz.

Atletas cubanos abandonam delegação durante Jogos Pan-Americanos Juvenis no Paraguai e podem solicitar asilo - Imagem do artigo original

Imagem: Rodrigo Sepulveda via gazetadopovo.com.br

A deserção ocorre na mesma semana em que Estados Unidos e Paraguai assinaram, em Washington, um Acordo de Terceiro País Seguro. Pelo acerto, estrangeiros que buscarem asilo nos EUA poderão registrar o pedido em território paraguaio. O país sul-americano já havia firmado entendimento semelhante com El Salvador e negocia a isenção de visto para argentinos em viagens de turismo e negócios aos Estados Unidos.

Com informações de Gazeta do Povo