Home / Internacional / Estados comandados por democratas nos EUA discutem aumento de impostos para alta renda

Estados comandados por democratas nos EUA discutem aumento de impostos para alta renda

rss featured 18091 1755192188
Spread the love

Governadores e parlamentares de vários estados norte-americanos administrados pelo Partido Democrata estudam novos impostos sobre os mais ricos para equilibrar contas públicas e prevenir cortes de programas sociais. A informação foi divulgada pelo Wall Street Journal nesta quinta-feira, 14 de agosto de 2025.

Quem está à frente das propostas

Entre os estados citados estão Washington, Rhode Island, Maryland, Minnesota e Connecticut, todos com maioria democrata nas assembleias locais. O governador de Minnesota, Tim Walz, ex-candidato democrata à vice-presidência, é um dos defensores das mudanças.

Principais medidas em debate

As iniciativas incluem:

  • elevação de alíquotas sobre grandes fortunas;
  • maior tributação sobre ganhos de capital;
  • cobrança extra sobre imóveis de alto padrão, como a chamada “taxa Taylor Swift”, que incidiria sobre residências avaliadas em mais de US$ 1 milhão em áreas de Rhode Island.

Motivos alegados pelos defensores

Líderes democratas argumentam que as mudanças compensariam a queda de arrecadação provocada pela lei tributária sancionada pelo então presidente Donald Trump, que ampliou cortes de impostos para pessoas físicas e empresas. Eles afirmam ainda que possíveis reduções de repasses federais podem comprometer programas como o Medicaid, pressionando os orçamentos estaduais.

Críticas e risco de migração de contribuintes

Opositores temem que a pressão fiscal incentive a mudança de domicílio de empresários e pessoas de alta renda para estados com carga tributária menor, em geral administrados por republicanos. Estudos citados pelo jornal indicam maior propensão de bilionários e idosos com patrimônio facilmente transferível a deixar regiões que criem impostos sobre herança, riqueza ou renda elevada.

Estados comandados por democratas nos EUA discutem aumento de impostos para alta renda - Imagem do artigo original

Imagem: Lenin Nolly via gazetadopovo.com.br

Dados da Heritage Foundation mostram que, de abril de 2020 a julho de 2023, cerca de 2,8 milhões de norte-americanos trocaram estados com impostos altos por locais como Flórida e Texas. Já levantamento do Goldman Sachs Research calcula que, entre 2017 e 2023, aproximadamente 4 % das famílias com renda superior a US$ 1 milhão mudaram de estado, movimento que pode ter reduzido a arrecadação em áreas mais tributárias em até 3 %.

Os projetos ainda serão analisados nas próximas sessões legislativas estaduais, sem data definida para votação.

Com informações de Gazeta do Povo