Home / Política / Prefeito e dois vereadores de São Bernardo do Campo são afastados em ação da PF por suspeita de corrupção

Prefeito e dois vereadores de São Bernardo do Campo são afastados em ação da PF por suspeita de corrupção

rss featured 18036 1755174242
Spread the love

São Bernardo do Campo (SP) – O prefeito Marcelo Lima (Podemos-SP) e dois vereadores do município foram afastados dos cargos na manhã desta quinta-feira (14), durante a Operação Estafeta, da Polícia Federal, que apura supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na administração municipal.

De acordo com a PF, Lima terá de usar tornozeleira eletrônica e está impedido de se aproximar da sede da prefeitura. A investigação também cumpriu dois mandados de prisão preventiva, 20 ordens de busca e apreensão e quebras de sigilo bancário e fiscal em São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Diadema e na capital paulista.

A operação começou após a apreensão, em julho de 2025, de R$ 14 milhões em espécie (reais e dólares) na residência do auxiliar legislativo Paulo Iran Paulino Costa, apontado como operador financeiro do esquema. Ele é um dos alvos das prisões preventivas.

Segundo fontes ligadas às investigações, na casa de Costa foram encontrados comprovantes de pagamento de despesas pessoais do prefeito e da primeira-dama de São Bernardo do Campo.

A Polícia Federal apura indícios de pagamento de propina e irregularidades em contratos das áreas de obras, saúde e manutenção. Os investigados podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.

Prefeito e dois vereadores de São Bernardo do Campo são afastados em ação da PF por suspeita de corrupção - Imagem do artigo original

Imagem: reprodução via gazetadopovo.com.br

A reportagem solicitou posicionamento da Prefeitura de São Bernardo do Campo, da Câmara Municipal e do partido Podemos, mas ainda não houve resposta.

Mais informações serão divulgadas à medida que a investigação avançar.

Com informações de Gazeta do Povo