Rio de Janeiro – A cristã Débora Costa da Conceição Scherrer da Silva, 39 anos, contou como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em 2019 resultou não apenas em sua recuperação, mas também na decisão de uma praticante de ocultismo por seguir o cristianismo.
O episódio ocorreu quando Débora acompanhava o filho a uma delegacia para registrar a perda da carteira de identidade. Enquanto preenchia o boletim on-line, sentiu dormência na cabeça e dificuldade para falar. “Minha língua enrolou, meu braço e minha perna esquerda paralisaram”, recordou.
Com a demora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um pastor que entregava currículos nas proximidades disse ter sido direcionado por Deus a entrar na unidade policial. Ele ajudou o filho de Débora a levá-la de carro até o hospital.
No segundo hospital, uma tomografia confirmou AVC hemorrágico no lado direito do cérebro. A paciente ficou uma semana internada na sala vermelha, com pressão arterial de 26 x 15 mmHg e temendo não sobreviver. No leito, decidiu evangelizar outros internados. “Se fosse morrer, morreria pregando”, afirmou.
Após estabilização do quadro, Débora recebeu alta sem sequelas permanentes e relatou não ter feito fisioterapia. De volta à igreja, convidou o pastor que a socorreu para pregar em um evento. Durante a reunião, ela soube que a mãe do pregador, adepta de rituais de matriz africana, aceitou a fé cristã ao ouvir seu relato.

Hoje, Débora ministra palestras sobre prevenção de AVC e autocuidado, ressaltando a importância de atenção à saúde física, emocional e espiritual. “Eu cuidava de todos e esquecia de mim. Incentivo as mulheres a se cuidarem”, disse.
Com informações de Guiame