Home / Notícias / Senador Magno Malta acusa governo Biden de financiar interferência nas eleições brasileiras de 2022

Senador Magno Malta acusa governo Biden de financiar interferência nas eleições brasileiras de 2022

rss featured 16139 1754598481
Spread the love

Brasília, 7 ago. 2025 – O senador Magno Malta (PL-ES) afirmou que agências do governo dos Estados Unidos destinaram mais de US$ 90 milhões a organizações no Brasil com o objetivo de influenciar o resultado das eleições de 2022.

Segundo o parlamentar, a informação foi apresentada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Congresso na quarta-feira (6) pelo ex-funcionário do Departamento de Estado norte-americano Mike Benz. Durante o depoimento, Benz teria entregue documentos que descrevem a atuação de órgãos como Usaid, CIA, Pentágono e até a Casa Branca no repasse dos recursos.

De acordo com Malta, o montante teria financiado ONGs e agências de checagem de fatos que, “sob o pretexto de combater fake news”, teriam restringido o alcance de conteúdos publicados por perfis conservadores nas redes sociais. O senador citou o Atlantic Council e o Wilson Center como entidades que teriam participado da iniciativa, classificando o caso como ameaça à soberania brasileira.

Malta criticou veículos de imprensa por, na visão dele, minimizarem o episódio. “Se a denúncia envolvesse Donald Trump, haveria cobertura massiva”, declarou. Ele sustenta que a suposta interferência representaria “ataque à democracia” e defendeu investigações sobre o caso.

Até o fechamento desta reportagem, não havia manifestação pública do governo dos Estados Unidos nem das organizações mencionadas pelo senador. A presidência da Comissão de Relações Exteriores também não divulgou detalhes do depoimento de Mike Benz.

Com informações de Pleno.News