O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou a líderes europeus e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que pretende encontrar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na próxima semana com o objetivo de discutir um cessar-fogo na guerra na Ucrânia. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 6 de agosto de 2025, pelo The New York Times, que citou duas fontes a par do plano.
Segundo o jornal, Trump também manifestou a intenção de, logo após o encontro bilateral, realizar uma segunda reunião, restrita a ele, Putin e o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky. O local das conversas não foi divulgado.
Ligação com líderes aliados
Os planos teriam sido detalhados em uma ligação telefônica na qual Trump incluiu Zelensky; o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz; o secretário-geral da Otan, Mark Rutte; o vice-presidente norte-americano, J. D. Vance; o secretário de Estado, Marco Rubio; e o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff.
O telefonema ocorreu após Witkoff realizar, mais cedo, seu quarto encontro com Putin em Moscou. A reunião foi classificada como produtiva pelos dois lados, mas a Casa Branca confirmou que tarifas secundárias contra a Rússia entram em vigor na sexta-feira, 8 de agosto.
Prazos e tarifas
Na semana anterior, Trump reduziu de 50 para 10 dias o prazo para que Moscou chegue a um acordo de cessar-fogo. Caso não haja avanço, serão aplicadas tarifas de 100% sobre produtos russos e sobretaxas do mesmo valor a países que comercializam com a Rússia.

Imagem: SAMUEL CORUM via gazetadopovo.com.br
Declarações públicas
Em postagem na rede Truth Social, o presidente comentou apenas o encontro de Witkoff com Putin, classificando-o como “extremamente produtivo” e afirmando que “houve grande progresso”. Ele acrescentou ter atualizado “alguns aliados europeus” sobre a situação, sem mencionar a possível reunião na próxima semana.
Questionada em entrevista coletiva, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, não confirmou a data do encontro, mas afirmou que Trump “está disposto a se encontrar com o presidente Putin e o presidente Zelensky”.
Com informações de Gazeta do Povo