Home / Política / Alcolumbre chama líderes para reunião de emergência após oposição ocupar Mesas do Congresso

Alcolumbre chama líderes para reunião de emergência após oposição ocupar Mesas do Congresso

rss featured 15717 1754429227

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), convocou na tarde desta terça-feira, 5 de agosto de 2025, uma reunião de emergência com os líderes partidários. O chamado ocorreu poucas horas depois de parlamentares da oposição ocuparem as Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota oficial, Alcolumbre classificou a ocupação como “exercício arbitrário das próprias razões”, qualificando o ato como “inusitado e alheio aos princípios democráticos”. O senador defendeu a retomada imediata dos trabalhos legislativos. “Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, destacou.

Pressões da oposição

O grupo oposicionista cobra que Alcolumbre dê andamento a um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela ordem de prisão domiciliar de Bolsonaro e relator da ação penal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.

Os oposicionistas também pressionam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Motta, que cumpre agenda em João Pessoa (PB), afirmou que a Câmara “continuará funcionando com respeito ao regimento interno e à Constituição”.

Declarações de Hugo Motta

Questionado sobre a situação nas Casas Legislativas, Motta ressaltou que cabe ao Conselho de Ética apurar eventuais irregularidades de qualquer parlamentar. Sobre a decisão judicial que colocou Bolsonaro em prisão domiciliar, o deputado frisou que “decisões judiciais devem ser cumpridas” e que não lhe cabe avaliar ou qualificar medidas do Judiciário.

Alcolumbre chama líderes para reunião de emergência após oposição ocupar Mesas do Congresso - Imagem do artigo original

Imagem: Jefferson Rudy via gazetadopovo.com.br

A reunião convocada por Alcolumbre busca destravar a pauta do Congresso, paralisada desde a ocupação, e restabelecer o funcionamento normal das sessões.

Com informações de Gazeta do Povo