Home / Política / Presidente da EBC entrega carta de renúncia ao ministro da Secom

Presidente da EBC entrega carta de renúncia ao ministro da Secom

rss featured 15480 1754338435

Brasília – O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, solicitou exoneração do cargo nesta segunda-feira (4). O pedido foi formalizado em carta entregue ao ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.

Filiado ao PT do Distrito Federal, Lima assumiu a chefia da EBC em outubro de 2023, inicialmente de maneira interina, após a demissão de Hélio Doyle. Doyle deixou o posto depois de publicar mensagem nas redes sociais em que chamava apoiadores de Israel de “idiotas”.

Indicado pelo então ministro da Secom Paulo Pimenta, hoje deputado federal (PT-RS), Jean Lima foi efetivado em dezembro de 2023 para um mandato que terminaria em outubro deste ano.

Trecho da carta de renúncia

No documento encaminhado a Sidônio Palmeira, o ex-presidente afirmou sentir-se “honrado em ter contribuído para o governo do Presidente Lula, um líder que simboliza esperança e justiça social”. Lima agradeceu ao Executivo federal e colocou-se à disposição para conduzir a transição na empresa.

Perfil do ex-presidente

Doutor em história econômica pela Universidade de São Paulo (USP), Jean Lima já atuou como assessor na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 2018, foi convidado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para presidir a então Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), transformada depois em Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF). Também chefiou a coordenação executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF (CDES-DF).

Presidente da EBC entrega carta de renúncia ao ministro da Secom - Imagem do artigo original

Imagem: Wilson Dias via gazetadopovo.com.br

Próximos passos

Ainda não há indicação de quem assumirá a presidência da EBC, responsável por veículos públicos como TV Brasil, Canal Gov, Agência Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC.

A carta de renúncia foi divulgada pelo blog CB. Poder, do Correio Braziliense, e reproduzida no perfil do próprio Jean Lima no Instagram. O Ministério da Secom não comunicou prazo para anunciar o substituto.

Com informações de Gazeta do Povo