Home / Política / Oposição convoca atos pelo impeachment de Alexandre de Moraes e Lula em 37 cidades neste domingo

Oposição convoca atos pelo impeachment de Alexandre de Moraes e Lula em 37 cidades neste domingo

rss featured 15303 1754179123

Parlamentares de direita e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) programam manifestações para este domingo, 3 de agosto, em defesa do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com os organizadores, os protestos ocorrerão simultaneamente em pelo menos 37 cidades.

Segundo o pastor Silas Malafaia, que coordena a mobilização, o objetivo é “marcar posição” contra decisões consideradas abusivas do ministro do STF. A articulação ganhou novo impulso depois que o governo dos Estados Unidos, por decisão do presidente Donald Trump, incluiu Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky, impedindo sua entrada no país e bloqueando eventuais transações financeiras com instituições norte-americanas.

Malafaia afirma que a convocação vale para qualquer formato de ato — caminhadas, carreatas ou motociatas — desde que os participantes usem verde e amarelo. Ao contrário de jornadas anteriores concentradas em São Paulo ou Rio de Janeiro, a iniciativa foi descentralizada para atingir todo o país.

Ausência de Bolsonaro e presença de aliados

Impedido por determinação de Moraes de sair de Brasília nos fins de semana, Bolsonaro não estará nas ruas. Aliados, no entanto, devem representá-lo: o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) liderará o ato na Avenida Paulista ao lado de Malafaia; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participa em Belém; o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) estará na Praia de Copacabana.

Outros parlamentares do PL planejam se concentrar em seus estados: Gustavo Gayer (Goiânia), Luciano Zucco (Porto Alegre), Magno Malta (Vitória) e Rogério Marinho (Natal). Para Marinho, a pauta inclui também a anistia aos presos do 8 de janeiro, prioridade que a bancada governista do PL pretende retomar quando o Congresso voltar ao trabalho em 4 de agosto.

Pedido formal e pauta ampliada

Na quarta-feira, 30 de julho, Nikolas Ferreira protocolou novo pedido de impeachment contra Moraes na Câmara. O Partido Novo e outras siglas de oposição apoiam a proposta e pretendem estender os protestos a uma reivindicação contra Lula, embora reconheçam nos bastidores a dificuldade de concluir um processo de impedimento dentro do atual mandato presidencial.

Oposição convoca atos pelo impeachment de Alexandre de Moraes e Lula em 37 cidades neste domingo - Imagem do artigo original

Imagem: Fernando Bizerra via gazetadopovo.com.br

Cidades e locais dos atos

Os organizadores divulgaram a relação dos pontos de encontro:

Espírito Santo – Vila Velha (Posto Moby Dick, 12h);
Minas Gerais – Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 10h);
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (Praia de Copacabana, 10h); Cabo Frio (Praia do Forte, 10h);
São Paulo – São Paulo (Avenida Paulista, 14h); Bauru (Av. Getúlio Vargas, quadra 19, 10h); Campinas (Largo do Rosário, 9h); São José dos Campos (Parque Vicentina Aranha, 10h); Bariri (Trevo do Portal Mário Fava, 10h);
Paraná – Curitiba (Boca Maldita, 14h); Cascavel (Praça da Bíblia, 15h);
Rio Grande do Sul – Porto Alegre (Avenida Goethe/Parcão, 15h); Santa Cruz do Sul (Praça da Bandeira, 15h);
Santa Catarina – Florianópolis (Trapiche da Beira-Mar, 16h); Criciúma (circo ao lado da Unisul, 10h); Itapema (Trevo das Peixarias, 9h30); Joinville (Praça da Bandeira, 16h);
Distrito Federal – Brasília (em frente ao Banco Central, 10h);
Goiás – Goiânia (Praça Almirante Tamandaré, 10h);
Mato Grosso – Cuiabá (Praça do Choppão, 16h);
Mato Grosso do Sul – Campo Grande (Praça do Rádio, 10h);
Alagoas – Maceió (Corredor Vera Arruda, 9h);
Bahia – Salvador (Farol da Barra, 9h);
Ceará – Fortaleza (Praça Portugal, 15h);
Maranhão – São Luís (Praça do Foguete – Lagoa da Jansen, 9h);
Paraíba – João Pessoa (Busto de Tamandaré, 14h);
Pernambuco – Recife (Avenida Boa Viagem, em frente à Padaria Boa Viagem, 14h);
Piauí – Teresina (Avenida Raul Lopes – Ponte Estaiada, 16h);
Rio Grande do Norte – Natal (em frente ao Shopping Midway, 14h);
Sergipe – Aracaju (Arcos da Orla, 14h);
Acre – Rio Branco (Palácio Rio Branco, 8h);
Amazonas – Manaus (Ponta Negra, 16h); Apuí (local a definir, 10h);
Pará – Belém (sede do Novo – Assis de Vasconcelos com 28 de Setembro, 8h); Santarém (Avenida Dr. Anísio Chaves – Praça da Bíblia, 16h30);
Roraima – Boa Vista (Praça do Centro Cívico, 17h);
Tocantins – Palmas (Praça dos Girassóis, 16h).

Os protestos devem combinar a defesa dos pedidos de impeachment com a cobrança de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, pauta considerada prioritária pela bancada do PL na retomada das atividades legislativas.

Com informações de Gazeta do Povo