O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou nesta quinta-feira (31) a entrada em vigor de uma série de tarifas comerciais contra diversos países. Segundo o republicano, as medidas, que passam a valer nesta sexta-feira (1º de agosto), estão “tornando os Estados Unidos grandes e ricos de novo”.
Em mensagem publicada na rede social Truth Social, Trump declarou que as tarifas vinham sendo usadas contra o país “durante décadas” e culpou “políticos estúpidos, patéticos e corruptos” pelo que chamou de impacto devastador sobre o futuro americano. “Há um ano, os Estados Unidos eram um país morto; agora, são o mais atraente do mundo”, escreveu.
Tarifas previstas
A partir desta sexta-feira, entram em vigor:
- tarifa de 15% sobre importações da União Europeia;
- tarifa de 50% sobre o cobre, com exceções para produtos como cátodos exportados por países como o Chile;
- tarifa de 50% sobre produtos vindos do Brasil;
- tarifa de 25% sobre produtos da Índia, sob a justificativa de que o país asiático mantém impostos elevados contra os EUA.
O prazo dado pelo governo americano para que os países atingidos negociassem acordos comerciais termina nesta sexta-feira (1º). Na quarta (30), Trump confirmou a sobretaxa de 50% ao Brasil e anunciou novas sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em reação ao processo que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Defesa das medidas
Trump também agradeceu a “excelentes advogados” que, segundo ele, trabalham para “salvar o país” em disputas judiciais ligadas à política tarifária. “Se não tivéssemos conseguido nos proteger usando tarifas contra tarifas, estaríamos mortos, sem qualquer chance de sobrevivência ou sucesso”, afirmou.

Imagem: Bonnie Cash via gazetadopovo.com.br
O governo norte-americano argumenta que as novas alíquotas visam equilibrar a balança comercial e proteger a indústria e os empregos domésticos.
Com informações de Gazeta do Povo