Home / Internacional / Subsecretário dos EUA adverte aliados de Moraes após sanções da Lei Magnitsky

Subsecretário dos EUA adverte aliados de Moraes após sanções da Lei Magnitsky

rss featured 14916 1753960449

Darren Beattie, subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado dos Estados Unidos, reagiu nesta quinta-feira (31) à inclusão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na lista de sanções da Lei Global Magnitsky.

Em publicação na rede X, Beattie declarou que a decisão demonstra que o presidente Donald Trump “leva a sério o complexo de censura e perseguição” existente no Brasil, do qual, segundo ele, Moraes seria “o principal arquiteto”.

O diplomata acrescentou um alerta a eventuais colaboradores do magistrado. “Aqueles que foram cúmplices das violações de direitos humanos de Moraes devem tomar nota”, escreveu.

A mensagem foi acompanhada de um pronunciamento do secretário de Estado, Marco Rubio, que também advertiu autoridades que “atropelam direitos fundamentais de compatriotas” sobre a possibilidade de punições. “Togas judiciais não podem protegê-los da aplicação de sanções como as da Lei Magnitsky”, afirmou Rubio.

Subsecretário dos EUA adverte aliados de Moraes após sanções da Lei Magnitsky - Imagem do artigo original

Imagem: Isabella de Paula via gazetadopovo.com.br

As sanções contra Moraes foram anunciadas na quarta-feira (30) pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro (OFAC, na sigla em inglês). A inclusão na lista implica restrições financeiras e de vistos nos Estados Unidos.

Com informações de Gazeta do Povo