O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou nesta terça-feira (29) que o governo do ex-presidente Donald Trump pode retirar tarifas de importação sobre produtos agrícolas que não são cultivados em território norte-americano, entre eles café e cacau.
Em entrevista à emissora CNBC, Lutnick explicou que a administração pretende zerar a alíquota quando houver acordo com países que fornecem itens ausentes na produção interna. “Se você cultiva algo que nós não cultivamos, a tarifa pode ir a zero. Caso façamos um pacto com um país que produza manga ou abacaxi, essas mercadorias entram sem tarifa; café e cacau seriam outros exemplos”, detalhou.
O Brasil é responsável por cerca de 35% do café verde importado pelos EUA e também exporta cacau para o mercado norte-americano. Apesar de pequenas lavouras em regiões quentes, como o Havaí, os Estados Unidos dependem de compras externas para atender à maior parte da demanda desses produtos.
Em 9 de julho, Trump enviou carta ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando a aplicação de uma tarifa de 50% sobre itens brasileiros a partir de sexta-feira (1º). Até o momento, não há sinal de negociação para reduzir o percentual.

Imagem: WILL OLIVER via gazetadopovo.com.br
Com informações de Gazeta do Povo