O governo da Venezuela passou a cobrar taxas de importação que variam de 15% a 77% sobre mercadorias brasileiras, medida que pegou de surpresa autoridades em Brasília nesta sexta-feira (25).
A informação foi divulgada inicialmente pelo Folha de Boa Vista e confirmada pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), que abriu investigação para descobrir se a mudança resulta de falha no sistema aduaneiro venezuelano ou de decisão deliberada do governo de Nicolás Maduro.
Em contato com a revista Veja, a Fier relatou não ter conseguido confirmar todas as alíquotas aplicadas, já que os percentuais variam conforme o produto exportado. Empresários brasileiros relataram dificuldades para registrar certificados de exportação junto às autoridades venezuelanas ao longo do dia.
O Brasil e a Venezuela mantêm, desde 2014, um Acordo de Complementação Econômica que prevê comércio livre para praticamente todos os itens transacionados entre os dois países. A cobrança de novas tarifas, portanto, contraria os termos do tratado.

Imagem: Isabella de Paula via gazetadopovo.com.br
Em nota, a Fier informou estar em contato com órgãos do governo federal para apurar a situação e buscar “soluções rápidas” para normalizar o fluxo comercial na fronteira.
Com informações de Gazeta do Povo