O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou nesta quarta-feira, 23 de julho, para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, a fim de ampliar a cooperação econômica entre os dois países em meio às novas tarifas anunciadas pelos Estados Unidos.
No dia 9 de julho, o presidente norte-americano Donald Trump determinou tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Três dias depois, estabeleceu alíquota de 30% sobre importações oriundas da União Europeia e do México. As duas medidas entram em vigor a partir de 1º de agosto.
Segundo publicação de Lula na rede social X, o petista ressaltou durante a ligação “a importância de aprofundar as relações econômicas e comerciais diante do atual momento de incertezas”.
Ficou acertada a visita do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), à Cidade do México nos dias 27 e 28 de agosto. Ele será acompanhado por uma delegação empresarial e por outros ministros brasileiros.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que, como resultado da missão, Lula propôs a abertura de negociações para expandir o acordo comercial Brasil-México, com o objetivo de aumentar o fluxo bilateral de mercadorias.

Imagem: Ricardo Stuckert via gazetadopovo.com.br
Durante a conversa, Lula apontou os setores farmacêutico, agropecuário, de etanol, biodiesel, aeroespacial, de inovação e de educação como áreas estratégicas para a parceria entre os dois países.
Com informações de Gazeta do Povo