Brasília, 18 de julho de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “autoritária” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Em discurso, Lula afirmou que não houve disposição para negociar e defendeu a soberania nacional.
No cenário doméstico, o governo enfrenta reação por causa do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre a conversão de reais para moedas estrangeiras. O Congresso Nacional chegou a derrubar o decreto que elevou a alíquota, mas o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a manutenção da medida.
Com a decisão, desde 16 de julho qualquer envio de recursos do Brasil para o exterior, ou troca de moeda para viagens, intercâmbio ou auxílio a familiares, passou a sofrer cobrança de 3,5% de IOF.
Além das críticas a Trump, Lula também tem reiterado que pretende criar uma taxação específica para grandes empresas de tecnologia norte-americanas, mantendo o tom de enfrentamento em relação a políticas econômicas dos Estados Unidos.
Com informações de Pleno.News