Home / Política / Moraes agenda para quinta-feira os interrogatórios de réus do núcleo 2 em ação sobre tentativa de golpe

Moraes agenda para quinta-feira os interrogatórios de réus do núcleo 2 em ação sobre tentativa de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para as 9h desta quinta-feira, 24, os interrogatórios dos réus que compõem o núcleo 2 da ação penal que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado atribuída a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A convocação foi confirmada pelo juiz auxiliar de Moraes, Rafael Henrique Tamai Rocha, após o encerramento das audiências com testemunhas de defesa na noite de segunda-feira, 21.

Quem será interrogado

Entre os acusados estão:

  • Filipe Martins – ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais;
  • Silvinei Vasques – ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Fernando de Sousa Oliveira – ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • Marcelo Costa Câmara – coronel do Exército e ex-assessor da Presidência;
  • Marília Ferreira de Alencar – delegada da Polícia Federal e ex-subsecretária de Segurança Pública do DF;
  • Mário Fernandes – general da reserva.

O cronograma do STF prevê a seguinte ordem de interrogatórios: Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Martins, Marcelo Câmara, Marília Alencar, Mário Fernandes e, por último, Silvinei Vasques.

Acusações

Os seis respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Núcleo 4 será ouvido no mesmo dia

No mesmo horário, também ocorrerão os interrogatórios de sete réus do núcleo 4, apontado pelas investigações como responsável por operações de desinformação e divulgação de notícias falsas sobre as eleições.

Conforme a legislação processual penal, quem figura como réu não presta depoimento, mas é formalmente interrogado, procedimento adotado em todas as fases da ação que apura a articulação para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com informações de Revista Oeste

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *